#12 - De músico para músico - Comportamento - Como agir com a mídia - Parte 1 - O contato e envio de material.
Aí a sua banda faz alguns shows, ganha um mínimo de reconhecimento, tem um material gravado, internet, etc.
Um belo dia, surge um contato na rede social dizendo que faz parte de aluma mídia e que deseja material de divulgação e contato...
Bugou? O que fazer?
Vamos tentar montar um script sobre como agir nessa situação começando por:
Não seja um chatão estrela pé no saco dono do mundo!
É difícil pra vc ser uma pessoa legal? Então arrume outro trabalho ou outro hobby, isso aqui não é pra vc!
Pronto, desabafo feito com sucesso, agora vamos ao que realmente interessa:
- Converse com os outros integrantes da banda, veja o que vocês querem mostrar da banda;
- Tenha um pouco de paciência e busque informações sobre a mídia citada;
- Elabore um release* da sua banda com informações sucintas;
- Não hesite em enviar merchandising, mostre que a banda quer ser vista.
* O release é um tipo de curriculum vitae usado para mostrar a trajetória da banda até agora, eventos importantes, line-up e informações adicionais caso seja necessário.
Tenha proatividade em solicitar o endereço da mídia, físico ou virtual e perguntar ao contato como a mídia deseja que a sua banda seja apresentada.
Vamos entender o seguinte:
- Sua banda chegou aos ouvidos de alguém, entretanto, ninguém efetivamente te conhece, você ainda não está famoso;
- Se a mídia lhe pediu material, significa que eles ainda não tem, se já tivessem tudo, qual o motivo de te chamarem?;
- Sim, essa pode ser uma ótima chance para que mais pessoas lhe conheçam, aproveite;
Feito esse contato inicial, a banda deve preparar o kit para envio. Faça isso com maior brevidade possível.
Se foi solicitado por e-mail, envie links, imagens, arquivos de texto, nudes, o que a banda quiser, mas o faça de maneira organizada, arquivos com nomes fáceis de identificar, material relevante e limpo.
IMPORTANTE: Se lhe foi solicitado apenas 1 ou 2 músicas, reúna-se com a banda e façam a escolha da(s) música(s) a serem enviadas. Decidam-se por alguma música que mostre realmente o que a banda gosta de exteriorizar, aquele som que realmente tem a cara da banda.
Pense que a mídia recebe diversos e-mails de todo o país, facilite a vida dos caras, organize-se.
Caso tenha sido solicitado material físico, tenha consciência de que alguém receberá seu envio, faça uma embalagem legal, com o material organizado, não envie um monte de coisas sem explicação.
Pense numa caixa com o que você gostaria de receber para conhecer e gostar de um trabalho: camiseta, adesivo, cd, chaveiro. Isso faz parte de uma banda bem organizada internamente. Se seu material chega todo largado, imagina a estrutura da banda como não deve ser?
Faça a gentileza de guardar o código de rastreio do seu envio postal, acompanhe pelos próximos dias e, por favor, quando verificar que a encomenda foi entregue, pergunte ao contato se chegou tudo em ordem, se está de acordo com o que foi solicitado. Seja educado e não será esquecido.
A mídia é poderosa e da mesma forma que pode elevar uma banda também pode prejudicar direta ou indiretamente. Se no primeiro contato a banda se mostrar difícil de lidar, difícil de contatar, as portas vão se fechando e a banda ganha uma marca no estilo lista negra.
Entre o contato inicial e a aparição da banda em alguma mídia grande fica apenas o jeito com que a banda vai cuidar do assunto. É óbvio que uma banda boa tem uma chance maior de aparecer e crescer. Mas de que adianta ser uma banda boa com integrantes que se relacionam mal com a mídia?
Naturalmente a pergunta vale ao contrário também: De que adianta ser gente boa e a banda ser ruim?
De qualquer forma, o equilíbrio é essencial.
Na próxima parte dessa coluna falaremos sobre como se portar em entrevistas. Até mês que vem!